terça-feira, 1 de agosto de 2017

Quais os Benefícios da Meditação?

Meditar e Colher Benefícios



Quando tratamos sobre equilíbrio emocional, logo retratamos às práticas de relaxamento e a meditação normalmente é citada como de total eficiência.


Vamos conhecer um pouco sobre o assunto. Como meditar, para quem é aconselhado e quais os benefícios podemos colher dessas técnicas.


Controlando os pensamentos


Existe uma ideia errônea de que para meditar precisamos liberar a mente de todo tipo de pensamento. Isso é possível?


Não, as coisas não funcionam exatamente desta forma. A meditação serve para que consigamos manter o controle dos nossos pensamentos, não vamos eliminar, mas canalizar, direcionar os pensamentos.


No início é um pouco difícil manter o controle dos pensamentos, principalmente quando temos uma vida agitada, repleta de compromissos cercadas de observações do tipo “isso é para ontem”.


Quando se aprende exatamente o poder da meditação, torna-se imprescindível ter alguns minutos só nossos, o resultado é uma total diferença nos resultados obtidos no decorrer do dia.


A Meditação é eficaz?

No Brasil, o uso de práticas complementares, como a meditação; a medicina chinesa, a acupuntura e a homeopatia têm aprovação do ministério da saúde e são aconselhados no tratamento do stress, bem como, em alguns tratamentos neurológicos.


Em estudos desenvolvidos na década de 70, pesquisadores puderam observar que pacientes submetidos a seções de meditação puderam desenvolver um controle sob determinadas funções fisiológicas involuntárias, chamadas de respostas psicofisiológicas ou neurofisiológicas.


Estes tratamentos alcançaram resultados positivos de grande eficácia em pacientes portadores do vírus HIV e alguns tipos de câncer, como próstata e mama. Outros resultados decorrem de grupos de pesquisas, do departamento a psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo e da Universidade de Fortaleza que oferecem este serviço para a população de forma gratuita.


Benefícios da Meditação

De uma forma mais abrangente a meditação vem sendo usada para o controle e equilíbrio emocional de pacientes portadores de doenças como:


- Hipertensão;

- Diabetes;

- Distúrbios do sono;

- Controle da ansiedade;

- Controle do peso;

- Controle da dor crônica.

Os pacientes são submetidos a duas seções semanais, visando proporcionar autoconhecimento e direcionamento das emoções. Em alguns casos, o uso de medicamentos como tranquilizantes acabam por serem abolidos de forma definitiva.

Como começar

A decisão de começar a meditar, vai variar muito de uma pessoa para outra.


Indivíduos com grau elevado de stress, normalmente não tem consciência da sua necessidade de parar e começar a cuidar mais de si.

Ela precisa de auxílio, orientação e acompanhamento de um profissional.


Mas, se você não tem problemas acentuados e tem consciência de que leva uma vida turbulenta, reconhece que precisa parar e dar atenção às suas emoções; pode começar agora, faça sua meditação em casa ou num local de sua preferência, contanto que sejam observadas as questões de postura e concentração. Isso é fundamental.




Dica para você


Existem alguns aplicativos para celular que podem lhe orientar na prática da meditação.


Eles dispõem de música para relaxar, cronômetro e em alguns, você poderá encontrar orientação guiada, fazendo com que você tenha mais clareza dos resultados e vontade de continuar.


Veja a lista.

  • CALM
  • MEDITE.SE
  • 5’ MINUTOS, EU MEDITO
  • STOP, BREATHE & THINK
  • HEADSPACE

Não há necessidade de meditar por horas consecutivas. Usando dez ou vinte minutos diários, você poderá tranquilamente colher os benefícios da meditação; mas isso deverá ser uma habito.

Se permita este encontro com você mesmo.

Não seja surpreendido com a descoberta de uma doença que pode ser evitada com apenas uma mudança de hábito ou estilo de vida.


Muita Paz e Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendendo a Meditar

Tire Só Dez Minutos Para Você A vida acelerada e conturbada do dia a dia nos mostra claramente que este estilo nos traz grandes conse...